Primeiro Congresso Aeroespacial Brasileiro

O 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro ocorrerá nos dias 01, 02 e 03 de novembro de 2018 no Centro Universitário de Foz do Iguaçu – UniAmérica. Seu objetivo é de trazer pesquisas do campo acadêmico, político e industrial, tanto do setor aeronáutico quanto do setor espacial. O tema dessa primeira edição é: “Diálogos Entre Academia, Indústria e Política Pública em prol de um Programa Espacial Brasileiro sustentável e impactante”.O congresso está sendo organizado por uma comissão formada por representantes de diversas universidades que possuem cursos com ênfase na área aeroespacial. No caso, a UFMA está sendo representada na figura do Coordenador da Engenharia Aeroespacial, o professor Carlos Alberto Rios Brito Júnior, Doutor e Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA-SP).Dentre os palestrantes confirmados, temos:

• Lucas Fonseca, Diretor Executivo da Airvantis;
  • Marcos Pontes, Astronauta brasileiro;
  • Alon Gany, Professor da Emérito Technion;
  • Todd Barber, Engenheiro da NASA.

Os temas que serão abordados:

1. Aerodinâmica e Propulsão;
  2. Estruturas e Materiais;
  3. Mecânica de Voo, Controle e Sistemas;
  4. Engenharia de Sistemas, Integração e Testes;
  5. Satélites e SubSistemas;
  6. Lançadores e FogSondagem;
  7. Educação em Aeroespacial;
  8. SARPs e Aplicações;
  9. Defesa e Segurança Nacial.

Mais detalhes quanto ao evento, inscrições, contato, submissão de artigos e local podem ser encontrados aqui.